segunda-feira, 18 de junho de 2012

Começa vacinação contra Raiva em São Bernardo do Campo




Começa nesta segunda-feira (18) a campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos em diversos bairros de São Bernardo. Nesta primeira semana, a população poderá levar os animais de estimação para serem vacinados gratuitamente em um dos seis postos que serão montados nos bairros Taquacetuba, Santa Cruz, Tatetos, Jardim Tupã e dos Finco.
Durante todo o período de campanha, a Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses manterá um posto permanente de vacinação, de segunda a sábado, das 8h30 às 16h30, na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1.740, no Rudge Ramos. No fechamento da campanha, haverá um posto na Esplanada do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro).
Coordenada pela Secretaria de Saúde, a campanha vai até o dia 18 de setembro e abrangerá 71 pontos de vacinação. A meta deste ano é vacinar cerca de 46 mil cães e 16 mil gatos. Em 2009, o número chegou a 45.422 caninos e 12.681 felinos.
O CCZ não fornece vacinas para aplicação fora do posto de imunização e também não aplica a vacina em casa. Não devem ser vacinados animais com menos de três meses, fêmeas prenhas e animais doentes. O calendário e o endereço dos postos de vacinação estão disponíveis no site da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br.
Cuidados 
A vacinação anual dos animais é fundamental para a prevenção da raiva humana. A vacina é o único meio de manter o controle sobre a doença, que pode levar os animais à morte. Outras recomendações importantes são de evitar que cães e gatos frequentem as vias públicas desacompanhados, não se aproximar de animais feridos ou estranhos, não molestá-los quando estiverem dormindo ou comendo e não separá-los quando estiverem brigando.
Os animais devem sempre ser conduzidos com coleira, guia e por pessoa com força suficiente para carregá-lo. No caso dos felinos, a caixa de transporte ou outro meio seguro é indispensável. Mesmo que o animal seja dócil, recomenda-se o uso da focinheira para evitar mordidas. Mais informações pelo telefone 4365-3349 ou pelo e-mail ccz@saobernardo.sp.gov.br. 
Fonte: Reporter Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...