sexta-feira, 11 de maio de 2012

População do Jardim Laura bate recorde de participação em plenária do Orçamento Participativo



A 14ª Plenária do Orçamento Participativo (OP) de São Bernardo do Campo, realizada na noite de quinta-feira (10), na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Arlindo Miguel Teixeira, no Jardim Laura, registrou a presença de 877 pessoas credenciadas com direito a voto, a maior já registrada desde que as reuniões começaram em 23 de abril.

Os moradores credenciados da localidade, área que compreende mais de 25 bairros, escolheram como principal demanda a ser levada ao Conselho Municipal do Orçamento a construção de um Centro Educacional Unificado (CEU).

A prioridade, consenso pela grande maioria da plenária, foi eleita com 338 votos. Outras duas demandas que serão analisadas pelo conselho são um projeto executivo de urbanização para o Jardim Serro Azul e um plano estratégico global para os bairros Jardim Nova América, Parque Ideal, Jardim Novo Horizonte I e II, Parque dos Químicos e Jardim Cruzeiro do Sul.

A aprovação das demandas, no entanto, não significa que estarão automaticamente contempladas no orçamento de 2013. Elas serão analisadas e decididas pelo Conselho Municipal do Orçamento.

O prefeito de São Bernardo ressaltou a importância da participação cidadã na tomada de decisões quanto aos investimentos que deverão ser realizados na região. Para o chefe do Executivo, nos encontros deliberativos deste ano já é possível perceber que as pessoas estão mais organizadas e com as prioridades bem definidas.

Moradora do Parque dos Químicos há mais de 30 anos, Ana Pagan ressaltou o processo de organização de sua comunidade para as plenárias. "Hoje sabemos que o Orçamento Participativo é o nosso canal de reivindicação", diz.

Eleito como conselheiro da região, com 210 votos, Gustavo Simão Nunes acredita que o OP é a ferramenta adequada para se apontar as propostas das mais diferentes regiões da cidade.

A próxima plenária do Orçamento Participativo (OP) de São Bernardo acontece nesta sexta-feira (11/5), a partir das 19h, no Crec Vila São Pedro, na Rua Santo Antônio, 300, na Vila São Pedro. A programação completa do OP pode ser acessada no site da Prefeitura www.saobernardo.sp.gov.br.

Fonte: Site da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...