terça-feira, 8 de maio de 2012

População do Calux elege obras de drenagem e reforma de Emeb como prioridades no OP



A reforma da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Maria Justina de Camargo foi uma das demandas escolhidas pela população como prioridade durante a 11ª plenária do Orçamento Participativo (OP) de São Bernardo do Campo. A assembleia foi realizada na noite de segunda-feira (7), na Emeb Aluísio de Azevedo, no Jardim Calux.

Outras duas demandas escolhidas pela comunidade para a região foram a criação de um espaço de esporte e lazer para o Jardim Independência e intervenções para a melhoria da drenagem das ruas Rubião Meira, José Ória e arredores da Fábrica Isopor – essa última condicionada à captação de recursos externos. A prioridade escolhida para a cidade pelos votantes foi a reforma e modernização da Biblioteca Monteiro Lobato.

Cerca de 800 pessoas estiveram na reunião, das quais 570 se credenciaram e puderam votar no que consideraram as melhorias mais importantes para a sua região. Alguns dos bairros representados no encontro foram Vila Planalto, Olga, Fênix, Jardim Independência, Brasília, Calux e Parque dos Pássaros.

Para que todos os bairros da cidade tivessem suas demandas representadas no OP, a Prefeitura dividiu o município em 20 regiões, nas quais estão sendo realizadas plenárias desde 23 de abril. Os encontros seguem até 19 de maio.

As propostas aprovadas não são automaticamente incorporadas ao orçamento de 2013 da Prefeitura. Elas ainda serão analisadas pelo Conselho Municipal do Orçamento da cidade, que tem conselheiros representantes da sociedade civil e do poder público.

O prefeito destacou que a realização das plenárias por parte da Prefeitura é uma opção política, cujo objetivo é compartilhar com os moradores a gestão da cidade.

Morador do Jardim Calux há 46 anos, Simão Nunes Pereira, de 78 anos, fez questão de participar da plenária. Para ele, que também esteve presente nas assembleias do Plano Plurianual (PPA) Participativo, em 2009, e no OP de 2010, onde também houve participação da comunidade nas decisões, a iniciativa do prefeito vem mudando a cidade para melhor. "Acho interessante a participação da população na definição das diretrizes do governo. Essa também é uma forma de estimular o cidadão a exercer seus direitos e deveres", disse.

Próxima plenária – A próxima plenária do Orçamento Participativo de São Bernardo será nesta terça-feira (8), a partir das 19h, no Salão da Igreja Santa Maria, localizada na Rua Andrea Demarchi, 1.233, no Bairro Demarchi. A programação completa das plenárias do OP pode ser acessada no site da Prefeitura www.saobernardo.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...