segunda-feira, 7 de maio de 2012

São Bernardo faz campanha de câncer bucal até 25 de maio

Prevenção é realizada nas UBSs em pessoas acima de 60 anos

A população de São Bernardo acima de 60 anos poderá participar, de 5 a 25 de maio, da campanha para o diagnóstico precoce de câncer bucal que será realizada nas 32 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. A iniciativa, promovida paralelamente à campanha de vacinação da gripe, busca prevenir a incidência da doença principalmente junto a pessoas dessa faixa etária.
O câncer de boca acomete mais homens acima dos 40 anos que fumam ou bebem, e pessoas que têm próteses mal adaptadas, maus hábitos de higiene bucal e costumam se expor excessivamente ao sol.
No sábado (05/05), as UBSs irão funcionar apenas para a vacinação contra a gripe e para a avaliação de lesões bucais em idosos. Já nos demais dias, o diagnóstico deve ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Cerca de cinco mil pessoas devem passar pelo exame neste período.
A avaliação será realizada por cirurgiões-dentistas e os pacientes que apresentarem alguma lesão serão encaminhados para tratamento no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), no Bairro Nova Petrópolis.
Cuidados – A Secretaria de Saúde recomenda procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca, no caso de lesão que não cicatriza em um prazo máximo de 15 dias.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos diagnosticados com câncer de boca são tabagistas. O cigarro ainda aparece como o principal vilão. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de novos casos no País para este ano é de mais de 14 mil pessoas.

O Centro de Especialidades Odontológicas está localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina, 649, Bairro Nova Petrópolis. A iniciativa faz parte do Programa Brasil Sorridente, do governo federal. Já o endereço e telefone das UBSs podem ser acessados no site da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br.

Fonte: ABCD Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...