segunda-feira, 7 de maio de 2012

ABCD aprova 13 compromissos sustentáveis

Por: Claudia Mayara (mayara@abcdmaior.com.br)

 
Consórcio levará para Rio+20 contribuições para o desenvolvimento sustentável da Região
O ABCD já está preparado para ir e contribuir na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho próximo. As contribuições da Região serão levadas em uma carta de compromissos aprovados pelos prefeitos dos sete municípios, nesta segunda-feira (07/05), durante reunião no Consórcio Intermunicipal. No total, foram selecionadas 13 metas a serem seguidas pelas cidades em busca de um meio ambiente mais saudável.
As propostas, que não discutem apenas o meio ambiente do ponto de vista ecológico, incluem ações nas áreas de erradicação da pobreza, produção e consumo sustentáveis, cidades e desenvolvimento urbano, transporte, gênero, entre outros. O grupo usou como modelo para a discussão as metas traçadas pelo governo federal.
Apesar de algumas metas serem ambiciosas e outras serem ainda vagas, o presidente do Consórcio e prefeito de Diadema, Mário Reali, explicou que a carta servirá para auxiliar os trabalhos do Consórcio e das prefeituras, assim como para atualizar o planejamento estratégico em 2013. “Por enquanto, não há prazos, até porque o resultado da Rio+20 trará esses prazos. As prefeituras terão de revisar o planejamento estratégico e os PPAs (Plano Plurianual) com base nessas metas”, avaliou.
Economia verde - Entre as ações está o estímulo da economia verde – onde se produz insumos, conhecimentos ou serviços ligados ao uso racional dos recursos naturais – nas empresas; criação de programas de pesquisas por universidades para solucionar problemas ligados à sustentabilidade no ABCD e a potencialização de políticas para pessoas em situações de vulnerabilidade social e de políticas afirmativas de gênero.
Também constam na lista a redução de desperdício dos recursos naturais e o aumento das ações de proteção das áreas ambientalmente sensíveis, como as APPs (Áreas de Proteção Permanente). Outra ideia é incentivar a adoção de práticas sustentáveis na construção civil, usando as obras públicas como modelos na captação de água de chuva, no reuso de água, no uso eficiente de energia, na adoção de energia solar e na gestação adequada dos resíduos de construção.
As prefeituras ainda garantem que acrescentarão nos contratos públicos variáveis socioambientais mais exigentes para estimular iniciativas mais sustentáveis nas empresas que quiserem participar das concorrências públicas. Entre as ações, o Consórcio sugere a adoção e divulgação de relatórios de sustentabilidade a serem adotados não apenas pelo setor privado, mas também pela sociedade civil organizada.
Na lista há ainda o compromisso das prefeituras em acelerar as ações regionais de mobilidade urbana e de reforçar as ações nas áreas de risco. Além disso, o ABCD buscará integrar os planos diretores e índices urbanísticos, para facilitar a produção de habitação de interesse social.

Fonte: ABCD Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...