quarta-feira, 18 de abril de 2012

Governo americano estreita relação com São Bernardo

  Por: Nicole Briones  (pauta@abcdmaior.com.br)

Meta é criar parcerias educacionais e comerciais; cônsul passou o dia na cidade

O governo norte-americano deu o pontapé oficial na tática de estreitar as relações com o Brasil. Nesta quarta-feira (18/04), o consulado americano iniciou a agenda de visitas às cidades brasileiras estratégicas para parcerias comerciais e educacionais. São Bernardo foi a primeira cidade a receber a visita do cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, William Popp, para definir rumos de negócios entre os dois governos.

A série de encontros é resultado da visita diplomática da presidente Dilma Rousseff aos EUA na semana passada. A meta é de expandir o intercâmbio de mão de obra entre os dois países, já que o Brasil vem desenhando papel de destaque na economia internacional. Dos pólos analisados, o governo americano selecionou 22 cidades brasileiras, 11 delas pertencem ao Estado de São Paulo.

Conhecida pelo forte desempenho industrial, a cidade de São Bernardo foi destacada para ser a primeira a receber a visita dos representantes dos EUA. O cônsul William Popp esteve reunido com o vice-prefeito Frank Aguiar e o secretário de Relações Internacionais, Evandro de Lima. Durante a reunião, foram discutidas prováveis fontes de alianças comerciais e demandas educacionais.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais de São Bernardo, Evandro de Lima, a meta é desenvolver um plano conjunto de investimentos. “É o início de um trabalho de aproximação com as cidades. Discutimos itens como aumentar o nível de exportação da nossa produção e a vinda de empresas americanas para nossa cidade”, afirmou. A assessoria da prefeitura informou que o prefeito Luiz Marinho teve um contratempo e não pôde participar do encontro.

Os representantes estadunidenses cumpriram agenda também na Universidade Metodista de São Paulo e na fábrica da Ford. O vice-cônsul Robert Grossman foi destacado para ser o responsável pelo diálogo com São Bernardo.

INTERCÂMBIO – Em entrevista ao ABCD MAIOR, o porta-voz do consulado norte-americano em São Paulo, Benjamin Chiang, afirmou que o governo americano pretende também atrair universitários de São Bernardo para realizarem intercâmbio no país. Chiang citou o programa do governo federal Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas para estudantes brasileiros interessados em estudar no exterior. “Buscamos mostrar que os EUA estão dispostos a receber esses estudantes e promover mais intercâmbios. Queremos que os inscritos nesse programa dêem preferência a realizarem seus estudos nos EUA e por isso intensificamos também essa agenda”, ressaltou.

De acordo com o porta voz do governo americano, a meta é expandir relações nos setores de educação, negócios, comércio e nas áreas culturais. “Nossa meta também é descobrir uma forma de promover as empresas americanas aqui”, destacou. Cidades como Santos, São Jose do Campos, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba também devem integrar a agenda dos EUA em São Paulo.

FIM DA EXIGÊNCIA DE VISTOS – Sobre as negociações para interromper a exigência de vistos para brasileiros que pretendem viajar aos EUA, o cônsul William Popp destacou as implicações burocráticas que podem adiar a medida. De acordo com ele, fatores como a não digitalização dos passaportes brasileiros dificultam a implantação do novo sistema. 


Fonte: ABCD Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...