terça-feira, 17 de abril de 2012

Orientar é a melhor forma de prevenir acidentes no ambiente de trabalho

Por: Benedito Simplicio da Silva (Bene)
Técnico em Segurança do Trabalho e Colaborador da Universidade MAUÁ

O tema Segurança no Trabalho é muito amplo, pois abrange um conjunto de medidas com o intuito de não apenas minimizar os acidentes no ambiente profissional e as doenças ocupacionais, como também proteger a integridade dos colaboradores. Benedito Simplício da Silva, técnico de segurança do trabalho do Instituto Mauá de Tecnologia explica que a prevenção de acidentes deve ser aplicada a todos os segmentos e ambientes.
O técnico defende que a melhor forma de evitar alguma irregularidade é ministrar treinamentos. “A prevenção é uma questão educacional. É necessário orientar os funcionários quanto a procedimentos, ferramentas de segurança, bem como todos os equipamentos de proteção individual, os EPI.” Os números são altos no Brasil. Com a retomada das obras de infraestrutura e construção civil, os acidentes de trabalho que resultam em mutilações ou mortes aumentaram. Entre janeiro e outubro de 2011, 40.779 trabalhadores foram vítimas de acidentes graves, em que 1.143 morreram, segundo o Ministério da Saúde. O índice de acidentes é 10% maior que em igual período de 2011 (37.035).
“Os acidentes acontecem por causa de exposições desnecessárias ao risco e falta de zelo. O maior patrimônio de uma empresa são seus colaboradores e, sabendo disso, deve-se zelar pelo profissional e investir em treinamentos para esse fim.”, instrui Benedito.
As estatísticas não são diferentes quando se trata de acidentes domésticos. A cada três dias, uma pessoa morre no estado de São Paulo, vítima de exposição ao fogo e à fumaça. Só no ano passado, 2,2 mil pessoas foram internadas em hospitais públicos de São Paulo em consequência de queimaduras provocadas por acidentes domésticos ou no trabalho. Desse total, 120 pessoas morreram. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, os gastos com internações por queimaduras custaram R$ 6 milhões à rede pública de saúde do estado. Segundo o colaborador do IMT, os índices podem mudar, contanto que haja educação desde o ambiente domiciliar. “Tanto em casa quanto no trabalho é necessário ter atenção. É um exercício de automonitoramento. Subir e descer escadas, por exemplo, pode ser um ato perigoso se não se prestar a atenção devida”, indica.

Fonte: infoMAUÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...